O seguinte projeto é vencedor de uma Menção Honrosa no concurso Nacional de Anteprojetos na Argentina para desenhar um complexo educacional resolvendo o projeto de 4 instituições: um berçário, jardim de infância, escola primária e um colégio.
O projeto da equipe de Juan Manuel Giordano, Victoria Eusebio, Martín Fernandez de Lema y María Laura Sanchez, é a busca de novos espaços de sociabilização que potencializem as relações entre aula e pátio.
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O projeto combina duas premissas que tem como valores principais a construção do projeto, por um lado melhorar os requisitos específicos de cada instituição, Escola Primária, Berçário e o ISPEE, por outro lado alcançar, mediante as relações e filtros, novos espaços de recreação e sociabilização que apoiem áreas pedagógicas, promovendo também a extensão comunitária de suas atividades.
A organização dos programa apoia estes fundamentos, dotando o centro educativo de três grandes áreas. Sobre a rua Rivera, está localizado o programa com maior vocação público na comunidade, sobre este, se eleva o edifício do ISPEE. Na rua Holmberg e a relação com o parque linear está o berçário e a escola, priorizando a relação dos alunos e os espaços verdes que circundam.
Na busca de novos espaços de socialização no projeto dos edifícios educacionais, tudo indica que é necessário materializar novos enclaves que se juntam aos historicamente levantados como os espaços pedagógicos e os recreativos, novos espaços que potencializam suas relações, a relação aula-pátio. Este projeto, coloca em valor essas questões estabelecendo critérios em função do espaço educativo que promove. Na escola primária, propõe-se unificar as circulações com expansões comuns recreativas, gerando uma espécie de buffer entre o pátio escolar, o térreo e os demais níveis.
No ISPEE, pensamos em um edifício compacto onde se promovem expansões perimetrais que funcionam como novos espaços de socialização vinculados à aulas e oficinas, nestes espaços as relações espaciais também se dão em altura com um sistema de vinculações verticais através de escadas e vazios que possibilitam rotas alternativas.
A proposta estrutura aponta uma construção tradicional em concreto armado. O módulo estrutural surge em relação ao programa de aulas e oficinas para dar respostas válidas a diferentes situações do uso. Isto permite obter superfícies livres para conformar diferentes situações mediante o uso de divisórias de montagem seca e móveis, os diversos requisitos programáticos.
As vigas periféricas, invertidas, permitem uma cobertura livre que abriga diversas espécies vegetais, funcionando como filtro dos agentes externos. Nesta lógica, os materiais são os mesmo elementos estruturais que funcionam como suportes, sem necessidades de somar novos elementos para resolver.
Concurso
Concurso “Hacia Una Nueva Arquitectura Escolar”Premio
Menção HonrosaArquitetos
Juan Manuel Giordano, Victoria Eusebio, Martín Fernandez de Lema y María Laura Sanchez.Localização
Buenos Aires, ArgentinaAssessoria
Ignacio Fleurquin (Paisagismo)Ano do Projeto
2012